Cortrosyn

O que é? Medicamento usado para fazer o teste de estimulação do ACHT, este é um hormônio produzido na glândula pituitária que estimula as glândulas suprarrenais.

Para que se usa o medicamento? Seu uso se faz necessário quando há suspeitas de distúrbio na glândula adrenal, como por exemplo na doença de Addison ou na insuficiência hipofisária. O medicamento vai agir no córtex suprarrenal onde vai ser medido sua capacidade de responder ao ACHT e produzir o cortisol apropriadamente

Como se usa o medicamento? A administração do medicamento é feita com a injeção por via intravenosa ou intramuscular, o mesmo é apresentado em um frasco de 0,25mg. É necessário que um profissional habilitado faça a administração do medicamento da forma correta.

Como funciona o medicamento?  O medicamento é administrado por injeção, nesse caso é necessário que um profissional habilitado que faça a aplicação.

– Passar um álcool com gaze no local da aplicação;

– Fazer uma prega na pele com o polegar o indicador, no caso de ser aplicado no braço ou na coxa;

– Aplicar a injeção em um ângulo de 90º graus, mantendo a prega;

– Descer com o êmbolo até o final da seringa, para que o medicamento seja administrado totalmente.

Como o medicamento foi usado? O teste consiste em dosar o nível de cortisol basal (antes da administração do ACTH), e após estimulação com ACTH sintético, em adultos é usado uma dose de 250mcg (após 30 e/ou 60 min.). A interpretação se baseia na avaliação do cortisol basal, do pico de resposta do cortisol após estimulo com ACTH, e na diferença entre estes dois níveis. Apesar de extensamente utilizado, ainda existe grande controvérsia quanto à dose de ACTH sintético utilizada e sobre a interpretação dos resultados.

Benefícios do medicamento. O medicamento serve para testar a nível de diagnóstico e medir se o cortéx supra-renal está respondendo ao ACHT e produzindo o cortisol.

Qual o risco associado ao medicamento? O teste de ACHT pode fazer com que o cortisol aumente a glicemia através da ativação de enzimas envolvidas na glicogênese hepática e da inibição da captação da glicose pelos tecidos periféricos. Resistencia insulínica levando a hiperglicemia e hormônios como glucagon e catecolaminas são liberados.

Porque o medicamento foi aprovado? Em junho de 2008 e junho de 2009 foram admitidas crianças na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital São Lucas (HSL-PUCRS, Brasil) com diagnóstico de choque séptico refratário a volume. Nestes pacientes foi dosado cortisol basal e após, realizado ambos os testes de ACTH, com 4 horas de intervalo entre um e outro. O protocolo de estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética do HSL-PUCRS

REFERÊNCIAS:

https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1331/1/417793.pdf
https://www.pharmadoor.com.br/medicamento/482-cortrosyn.html

Está gostando do conteúdo? compartilhe!